Latin America & Caribbean (Portuguese)

Pesquisa FedEx: Educação Continuada é Essencial para o Sucesso das Empreendedoras na América Latina

São Paulo, 28 de junho de 2011 - Empreendedoras e lideranças femininas no mundo dos negócios da América Latina apontam a educação infantil, a experiência prática, além de cursos e oportunidades de aperfeiçoamento como fatores fundamentais para seu sucesso, diz uma pesquisa recente encomendada pela divisão América Latina e Caribe da FedEx Express.


As participantes da pesquisa enfatizaram, consistentemente, inúmeros pontos-chave, entre os quais:

O fato de terem crescido em um ambiente no qual a educação e o trabalho eram altamente valorizados impactou positivamente suas carreiras;

A aquisição de muita experiência prática na área escolhida foi vital para que conquistassem a confiança e os conhecimentos necessários para abrir um negócio próprio;

A educação continuada é uma ferramenta importante para o crescimento constante nos negócios, especialmente em áreas-chave (gestão de negócios, tecnologia da informação e inovação) capazes de impactar diretamente seus objetivos empresariais.

Baseada em extensas entrevistas individuais com empreendedoras e mulheres em posições de liderança em empresas do México e do Brasil, a pesquisa foi realizada entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011 pela Ipsos Public Affairs, empresa global líder em pesquisa de mercado. As informações colhidas nas entrevistas foram comparadas com dados relevantes de outros estudos publicados sobre a mulher e o mundo dos negócios, a fim de desenvolver novas percepções.

A pesquisa destaca o “efeito multiplicador” das mulheres nos negócios. Em particular, as participantes enfatizaram os inúmeros efeitos positivos da educação em sua vida – efeitos que elas valorizam e promovem entre seus familiares e colegas, ajudando, assim, a desenvolver e incentivar outras mulheres de negócios. Assim, a ênfase no aperfeiçoamento do conhecimento, das habilidades técnicas e da autoconfiança necessária para encontrar sucesso deve, ao longo dos anos, ajudar a aumentar o número relativamente pequeno de mulheres em posição de liderança nas empresas ou interessadas em gerir seu próprio negócio.

Segundo o Banco Mundial, há mais empreendedoras na América Latina do que em outras regiões – 35% das empresas latino-americanas pertencem a mulheres. Entretanto as mulheres ainda são minoria nas corporações. O percentual médio de mulheres em posições de gerência executiva (CEO) nas empresas de grande porte consideradas no Corporate Gender Gap Report 2010, relatório que avalia a diferença entre gêneros no mundo corporativo, é menos de 5%. O Relatório Corporate Gender Gap destaca que o Brasil é um dos países com mais empresas com CEOs do sexo feminino (11%). Já no México, nenhuma das empresas participantes tinha uma mulher como CEO quando a pesquisa foi realizada. Em se tratando de empreendedores do sexo feminino, o Brasil tem a maior parcela de empresas pertencentes a mulheres, 53% em 2009. Pesquisas realizadas em 2008 no Méxicomostraram que, das quase 2,2 milhões de empresas formais do país, apenas 15% pertenciam a mulheres.

“Essas descobertas fascinantes confirmam o que já desconfiávamos há muito tempo – a chave para o sucesso das mulheres nas empresas latino-americanas está na educação, que deve começar desde cedo e continuar ao longo de toda a vida,” diz Juan N. Cento, presidente da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express. “A FedEx está comprometida em oferecer oportunidades constantes de educação às mulheres e a todos os empreendedores, e gostaríamos que outras empresas privadas e públicas fizessem o mesmo.”

Na América Latina, o sistema escolar tem um papel importante na disseminação dos conhecimentos e habilidades necessárias para a abertura de um negócio. Um estudo anterior encomendado pela divisão América Latina e Caribe da FedEx Express à Economic Intelligence Unit concluiu que uma educação pública de qualidade e o apoio da iniciativa privada, são vitais para a sustentabilidade dos negócios e o crescimento econômico na América Latina. Aproximadamente 80% das pessoas com algum treinamento em gestão de negócios obtiveram estes conhecimentos por meio da educação formal, entretanto, 60% delas buscam cursos de complementação para obter conhecimentos práticos e aplicáveis”

A divisão América Latina e Caribe da FedEx Express vem, há muitos anos, apoiando as empresárias e os empreendedores da região através de vários programas. A FedEx ajuda os pequenos e médios exportadores a atuarem no mercado global. A convite da empresa, eles participam de seminários exclusivos na área de exportação e recebem orientações estratégicas, descontos e acesso a alianças exclusivas e informações que os ajudam a competir internacionalmente, contribuindo assim para o crescimento econômico de seus países. O programa FedEx Junior Achievement reconhece a importância da educação e apoia, há anos, o desenvolvimento do empreendedorismo.

Além de possuir programas próprios, a FedEx apoia várias iniciativas para ajudar as empresárias e os empreendedores de toda a região. Devido ao sucesso do ano passado, a FedEx apoiará novamente os empreendedores através da conferência Americas Venture Capital, da Universidade Internacional da Flórida. A conferência ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro, no Biltmore Hotel, em Coral Gables, Flórida, e oferecerá aos empreendedores emergentes da América Latina e do Sul da Flórida uma oportunidade extraordinária: a chance de apresentar seus planos a investidores e líderes empresariais da América Latina.

Para mais informações ou ter acesso ao sumário executivo do estudo encomendado pela FedEx, visite http://news.van.fedex.com/intl/br/pt?node=17514.

Sobre a FedEx Express América Latina & Caribe

A divisão América Latina e Caribe da FedEx Express atende a mais de 50 países e territórios em toda a região, empregando mais de 3.400 pessoas comprometidas com a satisfação total dos clientes. A FedEx Express LAC tem sido um pilar de crescimento regional e dá continuidade ao seu compromisso com a região através do programa FedEx PyMEx, primeira iniciativa de parceria com pequenos e médios exportadores que visa oferecer a esses empresários formas inovadoras de acesso ao mercado global.

Sobre a FedEx

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$39 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 290.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações, visite news.fedex.com.