Skip to main content


Nissan e FedEx Express testam modelo elétrico baseado no NV200 nas ruas de Londres

January 31, 2012

São Paulo, 31 de janeiro de 2012 — Um protótipo de veículo de entrega elétrico, de emissão zero, está pronto para ser testado em Londres. A FedEx Express e a Nissan trabalharão juntas, por dois meses, para avaliar como o protótipo da versão elétrica do NV200 enfrentará os rigores do trabalho diário nas ruas da capital.

O protótipo Nissan NV200 EV utiliza o mesmo propulsor e a mesma bateria desenvolvidos originalmente para o premiadíssimo Nissan LEAF — primeiro carro familiar 100% elétrico para o mercado de massa do mundo, vencedor dos prêmios Carro Europeu de 2011, Melhor Carro do Ano no Mundo em 2011 e Carro do Ano no Japão 2011-2012. A Nissan já vendeu mais de 20.000 unidades do Nissan LEAF, fazendo dele o carro elétrico mais vendido no mundo até hoje.

“A FedEx tem orgulho em colaborar com a Nissan nesta iniciativa. Nosso compromisso para redução da dependência do petróleo, diminuição do impacto das emissões do carbono e dos demais gases de escape segue firme e é compartilhada por ambas as empresas. Na FedEx, buscamos conectar o mundo de formas responsáveis e criativas, e continuaremos trabalhando com a Nissan para mudar o que é possível”, disse Beth Galetti, vice-presidente de planejamento e engenharia da FedEx Express EMEA, região que abrange Europa, Oriente Médio, Subcontinente Indiano e África.

“Veículos de emissão zero como o Nissan LEAF já estão desempenhando um importante papel ambiental em nossas cidades. Além de aprimorar a qualidade da vida urbana, o protótipo do veículo de entrega Nissan NV200 EV ainda tem muito potencial para reduzir os custos das empresas, pois possui o menor custo de operação da categoria”, disse o vice-presidente corporativo da Nissan Hideto Murakami, responsável pela unidade de negócios de veículos industriais rápidos da empresa. “a experiência da FedEx Express e sua avaliação nos ajudará a equipar os futuros veículos leves comerciais elétricos de Nissan com tudo aquilo que os clientes precisam" 

“Colaborar faz parte de nossa estratégia global para veículos”, explicou Dennis Beal, vice-presidente de veículos globais da FedEx Express. “Por meio de participações com essa, podemos melhorar de forma exponencial e rápida os produtos que utilizamos. Valorizamos muito esta oportunidade que a Nissan nos ofereceu para dar o feedback baseado em nossa experiência com o veículo e assim contribuir da melhor forma possível para o desenvolvimento do Nissan NV200.”

A FedEx Express opera hoje 43 veículos elétricos em Londres, Paris, Nova York, Los Angeles, Chicago e Memphis – todos ideais para áreas urbanas de grande densidade populacional.

Com emissão zero, sem escapamento e sistema de frenagem regenerativa com reaproveitamento de energia elétrica, o protótipo do Nissan NV200 EV é especialmente indicado para ruas congestionadas, onde a baixa qualidade do ar está se tornando um fator cada vez mais preocupante e onde as constantes freadas por conta do trânsito reduzem o desperdício de energia, aumentando a eficiência do sistema de propulsão elétrico do veículo.

O modelo oferece várias opções de recarga de bateria, como recarga completa durante a noite ou recarga de 80% da capacidade em apenas 30 minutos, por meio do Quick Charger.

A Nissan almeja ser a líder global em emissões zero e considera a aplicação de sua avançada tecnologia de emissão zero nos mercados de veículos comerciais leves e business-to-business um passo importante no desenvolvimento da mobilidade sustentável para todos.

A FedEx Express está trabalhando com a Nissan na realização de testes similares no Japão e em Cingapura. Estão previstos outros testes para 2012, a exemplo dos realizados em 2011, onde o protótipo do NV200 EV foi usado pelo serviço postal japonês em operações de entrega e coleta no país.

Para saber mais sobre o veículo elétrico da Nissan, visite: nissan-global.com/EN/ZEROEMISSION/

Para saber mais sobre o compromisso da FedEx com a sustentabilidade ambiental, visite: csr.fedex.com

Nissan na Europa

A Nissan é uma das montadoras estrangeiras de maior presença na Europa, empregando mais de 12.500 pessoas em suas operações locais de design, pesquisa e desenvolvimento, fabricação, logística, vendas e marketing. Em 2010, as fábricas da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram mais de 528.000 veículos, entre os quais, minivans, crossovers premiados, utilitários esportivos e veículos comerciais. A Nissan oferece hoje 24 produtos diferentes e inovadores no mercado europeu, e está a caminho de se tornar a marca japonesa número 1 da Europa.

Sobre a Nissan

A Nissan Motor Co., Ltd., é a segunda maior montadora japonesa em volume. Sediada em Yokahama, Japão, a empresa é um pilar integral da Aliança Renault-Nissan.  Operando com mais de 150.000 funcionários globalmente, a Nissan colocou nas mãos de seus consumidores mais de 4 milhões de veículos em 2010. Altamente comprometida a desenvolver produtos espetaculares e inovadores para todos os públicos, a Nissan oferece uma vasta linha de veículos de alta eficiência energética e baixa emissão, sob as marcas Nissan e Infiniti.

Sobre a FedEx Express América Latina e Caribe

A FedEx Express América Latina e Caribe (FedEx Express LAC) atende mais de 50 países e territórios e emprega mais de 8.000 pessoas empenhadas na satisfação total do cliente. FedEx Express LAC vem atuando como pilar de crescimento para a região e mantém seu compromisso por meio do Programa de Afiliados FedEx PyMEx, a primeira iniciativa para colaborar como parceiros com os pequenos e médios exportadores, oferecendo formas inovadoras de acesso ao mercado global.

Sobre a FedEx

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$41 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 290.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações visite news.fedex.com.

Sobre a Sustentabilidade da FedEx

A FedEx tem o compromisso de conectar o mundo de forma responsável e criativa. A Empresa estabeleceu metas de longo prazo para reduzir as emissões de suas aeronaves em 20% até 2020, aumentar a eficiência da frota de veículos da FedEx Express em 20% até 2020, e expandir a geração de energia renovável em suas instalações e a aquisição de créditos de energia renovável. A FedEx pretende atingir essas metas ambiciosas através do EarthSmart, compromisso da FedEx de minimizar seu impacto no meio-ambiente. O EarthSmart foi criado para incentivar a inovação que torna nossa empresa, forma de trabalho e serviços mais sustentáveis em termos econômicos e ambientais. A FedEx foi incluída no 2011 CSR Index Top 50, lista das 50 empresas mais socialmente responsáveis de 2011 do Reputation Institute do Boston College pelo quarto ano consecutivo e é a segunda do ranking de empresas da área de impressão que mais compram energia renovável, dentre as participantes do programa Green Power Partnership, da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.