Latin America & Caribbean (Portuguese)

Junior Achievement Americas e FedEx anunciam, no Rio de Janeiro, miniempresa vencedora do Global Possibilities Award

A Federal Express Corporation, maior empresa de transporte expresso do mundo, e a JuniorAchievementAmericas, uma das ONGs de apoio à juventude com maior impacto social no mundo, anunciam a equatoriana Lula Pak JA como a miniempresa escolhida por seu alto potencial de expansão global. A equipe recebeu o FedEx Global Possibilities Award durante a competição regional da Junior Achievement em 2025.

A 17ª edição da competição “Company of the Year” (COY), realizada pela Junior Achievement (JA) Americas e patrocinada principalmente pela FedEx, foi realizadade 17 a 19 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, e reuniu jovens representantes de 20 miniempresas finalistas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Jamaica, México, Peru e Uruguai.

Todos os participantes integraram o Company Program da Junior Achievement — também conhecido como Miniempresa, Empresarios Juveniles ou Aprender a Emprender, dependendo do país —, por meio do qual mais de 30 mil jovens, com idades entre 16 e 18 anos, criam, organizam e operam um empreendimento real todos os anos, enquanto aprendem a trabalhar em equipe e desenvolvem habilidadesde negócio.

Durante a COY, os jovens participaram de uma Feira de Startups aberta ao público, onde apresentaram seus produtos e serviços a jurados e convidados, fizeram a apresentação de cada projeto e foram entrevistados pelos avaliadores da competição. O objetivo da etapa regional é evidenciar o potencial dos melhores empreendimentos, seguir ampliando a rede de contatos dos participantes, valorizar talentos, promover o aprendizado entre pares e reconhecer os destaques em diferentes categorias.

“As 20 equipes finalistas de 12 países da América Latina que participaram da competição no Rio de Janeiro retornam aos seus países inspiradas e confiantes em suas capacidades. Acima de tudo, motivadas e convencidas de que podem ser agentes de mudança e geradoras de emprego em suas comunidades”, afirmou Noël Zemborain, presidente da Junior Achievement Americas.

Durante o evento, as seguintes empresas foram destacadas e reconhecidas:

Melhor Miniempresa | 1º lugar: SackyJA, do Equador
Melhor Miniempresa | 2º lugar: Agarrô, do Brasil
Melhor Miniempresa | 3º lugar: ElementiesJA, do Equador

JA COY 2026

No contexto do evento, a FedEx concedeu o prêmio FedEx Global Possibilities a Lula Pak JA, do Equador, reconhecimento destinado a miniempresa com maior potencial de gerar conexões com mercados internacionais. Apresentando a bolsa reutilizável Q’ipi, cujo nome vem da língua do povo indígena Tsáchila, do Equador, a equipe destacou sua identidade e conexão com culturas amazônicas. O produto é leve, impermeável e dobrável, com uma variedade de estampas coloridas, e parte de sua comercialização é destinada ao apoio de ONGs com atuação social, ambiental e de proteção animal.

“Na FedEx, enxergamos o empreendedorismo como uma força do bem: ele impulsiona mudanças, fortalece comunidades e abre caminhos para o mundo. Por meio do prêmio FedEx Global Possibilities, apoiamos jovens pensadores ousados e oferecemos as ferramentas necessárias para que levem suas ideias além das fronteiras. Apoiar a próxima geração de líderes empresariais não é apenas parte do nosso propósito. É a forma como ajudamos a construir um futuro mais inteligente e mais conectado”,afirmou Rakesh Shalia, Vice-Presidente de Marketing, Comunicação e Experiência do Cliente da FedEx para América Latina e Caribe.

Outros prêmios foram entregues por patrocinadores parceiros aMucy-Laya (Peru), pelo sucesso do projeto, e aEssenza(Brasil), pelo impacto social gerado.

Quais os próximos passos?
A Sacky JA, do Equador — eleita a Melhor Miniempresa do Ano nas Américas — retorna ao seu país com o desafio de se preparar para a próxima etapa. A equipe irá competir pelo Prêmio Ralph De La Vega, ao lado das melhores startups juvenis da Ásia-Pacífico, Europa, Estados Unidos, África e Oriente Médio. A edição de 2026 da competição Company of the Year da Junior Achievement Americas será realizada em Quito, no Equador.

Sobre a Federal Express Corporation
A Federal Express Corporation é a maior empresa de transporte expresso do mundo, oferecendo entregas rápidas e confiáveis para mais de 220 países e territórios. A empresa utiliza uma rede global aérea e terrestre para agilizar a entrega de remessas com data e horário definidos.

Sobre a FedEx América Latina e Caribe
A FedEx América Latina e Caribe (FedEx LAC) está presente em mais de 50 países e territórios, com maisde 20milmembros da equipe comprometidos com a total satisfação dos clientes. A FedEx LAC oferece um amplo portfólio de soluções de transporte e logística, sendo um dos pilares de crescimento da região, e segue comprometida com pequenos, médios e grandes exportadores, oferecendo formas inovadoras de acesso ao mercado global.

Sobrea Junior Achievement (JA)
Como uma das maiores ONGs do mundo dedicadas à juventude, a JAWorldwideprepara jovens para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Há mais de 100 anos, a organização oferece experiências práticas e de aprendizado vivencial em educação financeira, prontidão para o trabalho e empreendedorismo, criando caminhos para a empregabilidade, geração de empregos e saúde financeira.

Anualmente, a rede formada por mais de 700 mil voluntários e educadores proporciona mais de 19 milhões de experiências educacionais para jovens em mais de 100 países. A JA Worldwide ocupa a 5ª posição na lista DOT Good das 500 ONGs de maior impacto do mundo e, em 2025, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pela quarta vez consecutiva.

A JA Americas atua na América Latina e no Caribe desde 1970, com presença em 26 países da região. No último ano fiscal, a organização proporcionou mais de 3,2 milhões de experiências educacionais, em parceria com mais de 15.700 escolas e com o apoio de 22.700 voluntários e 1.550 empresas locais e regionais.

Mais informações em:www.jaamericas.org