Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx reforça seu compromisso de longo prazo com a sustentabilidade e aumenta em 50% sua meta de redução de emissões

São Paulo, 4 de setembro de 2012 – Em 2008, a FedEx Corp. (NYSE: FDX) anunciou que reduziria a intensidade das emissões de carbono das aeronaves e melhoraria a eficiência energética dos veículos da FedEx Express em 20% até 2020, tomando por base os números de 2005. Menos de cinco anos depois, a companhia já está bem perto de atingir essa meta, motivo pelo qual anuncia, hoje, uma revisão dos números, tornando a meta mais ousada e imprimindo uma consciência ambiental ainda maior às operações da maior empresa de transporte expresso do mundo.

Esses esforços estão detalhados no quarto Relatório Anual de Cidadania Global, publicado online (csr.fedex.com), disponível em inglês. O relatório traz também as realizações da companhia em outras áreas-foco como Economia & Acesso, Pessoas & Local de Trabalho e Comunidade & Socorro a Desastres.

“A FedEx está dedicada em fornecer soluções sustentáveis aos nossos clientes”, diz Mitch Jackson, vice-presidente de Assuntos Ambientais e Sustentabilidade da FedEx Corp., que complementa: “o Relatório de Cidadania Global deste ano destaca nossos incansáveis esforços no sentido de maximizar nossa eficiência e, paralelamente, levar adiante nosso compromisso de conectar o mundo de forma responsável e criativa”.

Meio ambiente

Com seus objetivos de redução da intensidade da emissão e eficiência de combustível estabelecidos em 2008, a FedEx definiu padrões pioneiros em seu segmento para ações ambientais e de interesse público. Segundo a última edição do Relatório Global de Cidadania, a FedEx está caminhando para atingir as metas de reduzir em 20% a intensidade das emissões de suas aeronaves e de melhoria na eficiência de combustíveis estabelecida para 2020. Até o final do ano fiscal de 2011, a empresa já tinha diminuído as emissões em 13,8% e melhorado a eficiência de combustível de seus veículos em 16,6%. Por esse motivo, decidiu aumentar em 50% a meta de redução de emissões de suas aeronaves, para um patamar de 30% até 2020, data original do projeto. A FedEx também refirmou seu compromisso de ter pelo menos 30% do total de combustível usado em seus aviões provenientes de fontes alternativas até o ano 2030.

A FedEx atingiu esses marcos de eficiência energética e sustentabilidade por meio dos programas EarthSmart Innovations e do EarthSmart @ Work – especificamente com a iniciativa “Fuel Sense” e a inovadora abordagem “Reduza, Substitua e Revolucione” para a gestão de sua rede.

No ano que passou, a FedEx:

  • Manteve a substituição de sua frota de aeronaves. Até 2015, a FedEx Express terá substituído todas as suas aeronaves 727 pelas 757, modelos de maior eficiência energética e capacidade de carga. A companhia também continuará introduzindo as aeronaves Boeing 777F, que consomem 18% menos combustível que a MD-11 e ainda possuem maior capacidade de carga. Além disso, a FedEx Express pretende adicionar a nova aeronave Boeing 767 à sua frota no ano fiscal de 2013, o que contribuirá ainda mais para a conquista da nova meta de redução na intensidade das emissões de suas aeronaves.
  • Continuou colocando veículos comerciais totalmente elétricos nas ruas de diferentes cidades do mundo. Esses modernos veículos operam em conjunto com as econômicas vans Sprinter que a FedEx continua colocando em serviço, além de veículos híbridos e soluções de entrega inéditas e inovadoras, como os triciclos elétricos usados em Paris. No ano fiscal de 2012, a FedEx Express ampliou sua frota de veículos alternativos em 18% e tem hoje 364 veículos elétricos híbridos e 118 elétricos em operação. Até o momento, esses veículos já percorreram cerca de 19,47 milhões de quilômetros, economizando 1,3 milhão de litros de combustível.
  • Introduziu o Envelope Neutro em Emissão de Carbono, um programa sem custo para os consumidores e que ajuda a melhorar não só a pegada de carbono da FedEx, mas também a das empresas de seus clientes. A FedEx calcula que a quantidade de emissões de carbono neutralizada por esse programa anualmente equivale a plantação de 2.179.487 mudas de árvores que ficariam na natureza por 10 anos.
  • Continuou aprimorando seus esforços de reciclagem em toda a rede, coletando 21,73 milhões de quilos de resíduos recicláveis no Ano Fiscal de 2011 – um aumento de mais de 2,72 milhões de quilos em relação ao de 2010.

Comunidade & Socorro a Desastres

Em 2011, a FedEx manteve sua tradição de apoiar organizações dedicadas a causas como socorro a desastres, segurança de crianças pedestres no trânsito e sustentabilidade ambiental. As aeronaves e os caminhões da companhia transportaram 2,35 milhões de quilos de suprimentos e equipamentos de socorro para organizações como a Cruz Vermelha Americana e a Direct Relief International por todo ano.

Os suprimentos transportados pelas empresas operadas pela FedEx proporcionaram um enorme alívio às vítimas do tsunami no Japão e aos atingidos por 35 desastres de grandes proporções, um número inédito, em 24 estados americanos. Durante o mês de maio de 2011, a FedEx apoiou a Cruz Vermelha Americana doando o equivalente a 30 caminhões lotados da FedEx Express para o transporte de carga . Isso incluiu 4.871 envios individuais, em um total de 90.406 quilos, a maior contribuição da companhia a um desastre nos EUA desde o Furacão Katrina.

Além dos amplos recursos da rede de transporte global da FedEx, os colaboradores FedEx ao redor do mundo também doaram seu tempo e trabalharam como voluntários em organizações locais, nacionais e internacionais em 2011. A FedEx Cares Week, semana de voluntariado que ocorre todos os anos, atraiu 3.400 participantes, que doaram 64.000 horas de trabalho, em 72 cidades do mundo. Separadamente, os eventos anuais Safe Kids Walk This Way (Criança Segura) ensinaram as crianças como andar a pé com segurança, atraindo milhões de funcionários da empresa, além de alunos e membros da comunidade em 320 cidades. A FedEx trabalha, ainda, ativamente com a EMBARQ, o Centro de Transporte Sustentável do Instituto de Recursos Mundiais. A cooperação entre a FedEx e a EMBARQ tem o potencial de criar um ambiente melhor, menos congestionado, mais seguro e competitivo nas cidades onde opera. Especificamente em 2011, a empresa anunciou uma parceria de dois anos com a EMBARQ, no valor de US$1,4 milhão, para aperfeiçoar as operações de ônibus urbanos no México, no Brasil e na Índia.

Para mais informações sobre os avanços da FedEx na área da sustentabilidade e outros exemplos que demonstram o compromisso da empresa em ser uma cidadã corporativa responsável, consulte a versão on-line da Atualização de Cidadania Global FedEx 2011 csr.fedex.com.