Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx lança serviço de fulfillment para plataformas de e-commerce em seu Centro Logístico de Cajamar (SP)

Novo sorter aplica tecnologia de ponta para otimizar processos, beneficiando clientes de grandes a pequenas e médias empresas.

Divulgação

A FedEx, maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a aquisição de um novo sorter para o Centro Logístico da empresa, localizado em Cajamar (SP). O equipamento faz a classificação automática de pedidos e permite que os processos internos sejam mais rápidos, flexíveis e confiáveis, utilizando tecnologia de ponta, principalmente para o fulfillment* dedicado a plataformas de e-commerce.

Com aproximadamente dois quilômetros de esteiras automatizadas, o novo sorter possui uma estrutura com 12 rampas para atendimento de pedidos, atuando desde a seleção do produto até a triagem do pedido para expedição, completando as etapas para garantir sua total produção. Para o processo de consolidação de pedidos, são utilizados sistemas de estrutura “put wall” que otimizam a estratégia de seleção por sku - código identificador do produto utilizado para controle do estoque - com colmeias e luzes, auxiliando os colaboradores em um atendimento com mais agilidade e qualidade.

O novo sistema complementa o alto padrão de tecnologia já implantado no Centro Logístico (CL) de Cajamar e reforça o investimento da empresa para atender o setor de e-commerce – que, atualmente, corresponde por 80% das remessas realizadas no local.

A unidade de Cajamar tem capacidade para processar cerca de 3.000 pedidos por hora e possui uma estrutura completa para atender itens unitários, caixas, paletes, cargas de baixo e alto valores, além de consolidação e triagem. “Desde a idealização até a criação do projeto de Cajamar, nossa intenção sempre foi de investir em equipamentos de qualidade, o que viabiliza nosso posicionamento estratégico no mercado. A nova infraestrutura nos permite separar os pedidos em até 2 horas e, com nosso time dedicado, podemos oferecer um serviço de alta qualidade aos nossos clientes”, explica Eduardo Araújo, diretor de Logística da FedEx no Brasil.

O Centro Logístico está localizado a 30 quilômetros da capital paulista e próximo a importantes rodovias, portos e aeroportos do estado de São Paulo. Sua estrutura foi pensada para atender empresas de todos os portes e empreendedores que têm seus negócios virtuais.
A unidade foi inaugurada em 2020 e é o maior centro logístico da empresa na América Latina. Tem mais de 50.000 m², 55.000 posições-paletes e 98 docas para carga e descarga.

Assim como as filiais de Curitiba (PR), Guarulhos (SP) e Recife (PE), Cajamar também opera como um dos centros logísticos responsáveis pela gestão e a distribuição de máquinas POS (em inglês: point-of-sale – máquinas de cartão de crédito e débito). Dessas localidades, as máquinas são enviadas para 150 bases operacionais que abastecem o varejo em todo o país. A FedEx possui quase 100 filiais para o serviço de transporte rodoviário no Brasil, sendo que mais de 40 delas também funcionam como centros logísticos.

A modernização dos sistemas e equipamentos dos centros de distribuição da FedEx faz parte de uma série de investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, como a abertura de novas filiais em regiões estratégicas, a renovação da frota nacional e internacional e a expansão do número de voos entre o Brasil e os Estados Unidos.

*Processo logístico que abrange todas as etapas do e-commerce, desde o recebimento do produto no centro de distribuição até o envio ao cliente final.