Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express anuncia novos carros elétricos no Brasil e avança rumo à meta de operação neutra em carbono

Unidade brasileira está seguindo os objetivos globais da empresa de ter toda a sua frota de coleta e entrega composta por modelos elétricos até 2040.

Divulgação

São Paulo, 10 de março de 2023 - A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE:FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a expansão da sua frota de veículos elétricos no Brasil. Em 2023, começam a circular em Salvador (BA) e em Recife (PE) oito vans elétricas para atender clientes do Nordeste do País. Os novos veículos são da marca Peugeot, modelo E-expert, lançados recentemente pela montadora. A FedEx planeja seguir ampliando a quantidade de veículos de emissão zero em sua frota brasileira. 

“Com o crescimento da frota de veículos elétricos para entrega, a FedEx Express, no Brasil, está contribuindo com o objetivo global da companhia de ter operações neutras em carbono até 2040”, diz Guilherme Gatti, vice-presidente de operações para a FedEx no país. “A transição da nossa frota de coleta e entrega para o modelo elétrico é um ponto importante de como planejamos trabalhar em direção ao nosso objetivo, e estamos orgulhosos de trazer esse novo modelo para atender os clientes no Nordeste”. 

A FedEx se tornou a primeira empresa de cargas a ter veículos elétricos no Brasil, quando adicionou as primeiras unidades elétricas em sua frota em 2014. A companhia está colocando em prática um plano para atingir a sua meta de substituir todos os veículos de coleta e entrega a combustão por elétricos, em todo o mundo, até 2040. A ação está programada para acontecer em fases, alinhada às projeções de aumento da disponibilidade de veículos elétricos comerciais e infraestrutura correspondente nos próximos anos: o objetivo é que, até 2025, 50% das compras de veículos de coleta e entrega da FedEx sejam modelos de emissão zero, aumentando para 100% de todas as aquisições de coleta e entrega até 2030. 

Enquanto a disponibilidade de veículos comerciais elétricos no mercado continua a se expandir, a FedEx seguirá incorporando modelos mais eficientes em sua frota tradicional como parte de seus programas de sustentabilidade e segurança.

Os caminhões movidos a combustão, adquiridos neste ano fiscal (junho/22 a maio/23), têm a classificação Proconve P7, que significa que as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e de partículas (poeiras, fumos etc.) são reduzidas em até 60% e 80%, respetivamente, em comparação com a classificação P5, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Características dos novos veículos Peugeot

O novo Peugeot E-expert é uma van 100% elétrica, com zero emissões e sem ruídos e vibrações, garantindo agilidade e economia. Além de 330km de autonomia, motor elétrico de 100kW e potência de 136cv, possui uma das maiores capacidades de carga do mercado, dispondo de abertura de 180° em suas portas e suportando até 1,5 tonelada. A van possui uma porta lateral corrediça de série, indicada para locais estreitos. *

*https://www.media.stellantis.com/br-pt/peugeot/e-expert