Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express adquire mais de 400 veículos para renovação de sua frota brasileira

Os caminhões são classificados com o Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), categoria mais sustentável em termos de emissão de gases entre as disponíveis no mercado nacional

Divulgação

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, está renovando parte de sua frota de aproximadamente 2.900 equipamentos no Brasil. Entre caminhões, carretas e vans, a companhia adquiriu 408 novos veículos que serão distribuídos, ao longo do ano fiscal 23 (de junho/22 a maio/23), para filiais em todas as regiões do país.

A empresa mantém um programa global de renovação de frota, como parte dos seus compromissos com a proteção do meio ambiente e a segurança das operações. No Brasil, nos últimos quatro anos, cerca de 800 veículos foram substituídos por modelos zero km. Com a conclusão do programa deste ano fiscal, a idade média da frota será de cerca de 7 anos, uma redução de cerca de 22% em relação a 2018.

Os novos caminhões têm a classificação Proconve P7. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), estes reduzem as emissões de óxido de nitrogênio (Nox) e de material particulado – poeiras, fumaças etc. – em até 60% e 80%, respectivamente, em relação à classificação anterior (P5).

“Reconhecemos que nossos negócios têm impacto no meio ambiente e continuamos comprometidos a minimizá-lo. A FedEx está trabalhando em soluções para transportar mercadorias de forma mais sustentável não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, diz Camila Lima, diretora de Planejamento e Engenharia da FedEx Express no Brasil.

Sustentabilidade: A FedEx tem a meta de obter operações neutras em carbono, globalmente, até 2040. Para ajudar a atingir esse objetivo, a empresa está direcionando mais de US$ 2 bilhões em investimento inicial em três áreas principais: eletrificação de veículos, energia sustentável e sequestro de carbono. Isso inclui uma contribuição de US$ 100 milhões à Universidade de Yale para ajudar a estabelecer o Yale Center for Natural Carbon Capture.

No Brasil, a companhia está realizando um projeto-piloto com motocicletas elétricas em Recife (PE) e Brasília (DF). A empresa espera que, até 2040, toda sua frota de coleta e entrega (PUD) seja de veículos elétricos de emissão zero. A substituição será realizada por meio de um programa faseado: a empresa planeja que, até 2025, 50% das compras globais de veículos PUD da FedEx Express serão de modelos elétricos, chegando a 100% até 2030.