Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx pronta para movimentar 19 milhões de pacotes em um dia

peak.jpg

São Paulo, 10 de dezembro de 2012 - O final do ano é, sem dúvida, o momento mais agitado para a FedEx Corp. (NYSE: FDX), a maior companhia em transporte expresso do mundo. Analistas da FedEx Corp. preveem que 19 milhões de encomendas – quase o dobro do volume médio diário – passem somente hoje pelas redes globais da companhia, tornando esse o dia mais movimentado do ano para a empresa. Em 2011, a companhia movimentou 17,2 milhões de pacotes no dia 12 de dezembro.

Para lidar com todo esse volume, a FedEx criou 20.000 novos postos temporários nos Estados Unidos, na FedEx Ground, FedEx Home Delivery e FedEx SmartPost. Além disso, a empresa oferece turnos extras aos funcionários das unidades FedEx de todo o país. “Para cumprir nossa promessa de entregar dentro do prazo combinado, colocamos em prática o nosso Peak Plan, que prevê o redesenho dos turnos, a otimização da frota e a contratação de temporários no mundo todo”, explica Mike Murkowski, Vice-Presidente Sênior de Operações para a América do Sul. “Estamos operando com capacidade total das aeronaves e alugamos caminhões adicionais”.

O Brasil também possui um alto movimento de cargas durante a época das festas. O crescimento da taxa de envio de pacotes se deve, em grande parte, à ascensão econômica dos brasileiros, que consequentemente passaram a consumir mais, tanto no mercado doméstico quanto no exterior. Somado a isso, há a demanda gerada por pessoas que residem fora de seu estado ou país de origem. Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no mês de outubro, mostra que 14,5% dos brasileiros moram em estados diferentes daqueles em que nasceram e, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações, mais de 25 milhões de cidadãos latino-americanos residem fora de seu país de origem.

A FedEx, conhecida pela capacidade de sua rede de acompanhar as mudanças nas necessidades de seus clientes e nas tendências globais, põe à prova a flexibilidade de sua rede todo final de ano, uma vez que o volume de envios segue crescendo. Com a expansão da rede da empresa para atender as demandas de seus clientes, os volumes do “dia de pico de movimento” apresentaram um crescimento de quase 94% quando comparados com o dia 12 de dezembro de 2005, em que a FedEx registrou a entrega de 9,8 milhões de pacotes em todo o mundo.