Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx incrementa esforços para conectar o mundo de forma responsável e criativa

A FedEx publicou hoje seu 5º Relatório Anual de Cidadania Global (Global Citizenship Report), que destaca os esforços da empresa em suas áreas-foco como ‘Economia & Acesso’; ‘Meio Ambiente & Eficiência’, ‘Comunidade & Socorro em Situações de Desastres’ e ‘Pessoas & Local de Trabalho’. Alguns dos destaques do relatório deste ano são:

  • Economia significativa por meio dos esforços em sustentabilidade, incluindo economia de combustível, redução dos custos de energia e faturamento em reciclagem de materiais;
  • Cumprimento com sucesso, anos antes do previsto, da meta da FedEx Express de melhorar a eficiência no uso combustível de sua frota de veículos em 20% até 2020.;
  • Apoio contínuo às organizações de socorro em situações de desastres, como a Cruz Vermelha Americana, Direct Relief, Heart to Heart International, Exército de Salvação, entre outras. A FedEx transportou sozinha cerca de 1,8 mil tonelada de suprimentos, logo após a passagem da super tempestade Sandy.

“A FedEx está comprometida em conectar o mundo de forma responsável e criativa”, disse Mitch Jackson, vice-presidente de assuntos ambientais e sustentabilidade da FedEx Corp. “O Relatório de Cidadania Global deste ano está alinhado com as diretrizes G3.1 da GRI (Global Reporting Initiative) para comunicar nossos contínuos esforços em oferecer soluções sustentáveis para nossos clientes e nossas comunidades, de forma mais padronizada e transparente”.

Meio ambiente e Eficiência

Para alcançar ambiciosas metas de sustentabilidade, a FedEx conta com o suporte do EarthSmart®, o roteiro da empresa para operar de forma cada vez mais sustentável para engajar seus stakeholders e conquistar sua ajuda, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de suas operações. Conforme descrito no relatório, o EarthSmart já ajudou a FedEx a alcançar uma de suas metas de sustentabilidade e a aumentar em 50% duas outras metas, focadas no aumento da eficiência dos combustíveis da frota terrestre e redução da intensidade de emissões das aeronaves. Revistas, as agressivas metas impulsionam o crescimento da maior companhia de transporte expresso do mundo, de forma ecologicamente correta. O relatório descreve ainda outras conquistas, incluindo o foco contínuo da empresa em fontes alternativas de combustível para transporte, como eletricidade, gás natural e biocombustível.

No último ano, a FedEx:

  • Ultrapassou e revisou sua meta de sustentabilidade para eficiência veicular. Em março de 2013, a FedEx Express anunciou que tinha ultrapassado sua meta de aumentar a eficiência energética de sua frota veicular em 20% até 2020, em comparação com a performance de 2005. A FedEx também anunciou uma meta revista, mais arrojada, de aumentar a eficiência energética de sua frota em 30% até 2020. O avanço expressivo da companhia na meta de eficiência energética é fruto de inúmeras iniciativas, como a estratégia de alocar o veículo certo para cada rota; comprar veículos com motores bem dimensionados, como a Sprinter, da Mercedes-Benz; incorporar veículos leves, aumentar a frota movida a combustíveis alternativos, incluindo a de modelos elétricos híbridos e totalmente elétricos.
  • Contínuo investimento de veículos elétricos em cidades ao redor do mundo. Ainda em março de 2013, a FedEx Express anunciou a entrada em operação de dez veículos totalmente elétricos nas ruas de Hong Kong – a primeira frota de veículos elétricos com emissão zero da FedEx na região Ásia Pacífico. A empresa aumentou sua frota de veículos movidos a fontes alternativas de energia em 18% no ano fiscal 2012, composta por 364 veículos elétricos híbridos e 118 veículos totalmente elétricos. Até o momento, esses veículos já economizaram quase 1.9 milhão de litros de combustível e percorreram mais de 24 milhões de quilômetros.
  • Renovação constante de sua frota de aeronaves. No ano fiscal 2012, a FedEx Express adicionou sete aeronaves Boeing 777 à sua frota, modelo que consome 18% menos combustível e possui maior capacidade de carga útil do que o MD-11 que ele substituiu. Hoje, a empresa conta com 23 aeronaves Boeing 777, que servem 25 cidades ao redor do mundo, e pretende ter 43 unidades desse modelo em operação até 2023, conforme reportado no ano passado. Além disso, a FedEx Express pretende introduzir a aeronave Boeing 767 em sua frota no outono de 2013, o que contribuirá ainda mais para a conquista da nova meta de redução nas emissões das aeronaves.

A FedEx mantém seu compromisso de ter 30% de todo o combustível usado pela empresa vindo de fontes alternativas até 2030. A empresa está trabalhando com a organização The Nature Conservancy para desenvolver um roteiro para direcionar a adoção de biocombustível em rotas mais longas. Esse roteiro também pode vir a orientar o setor de transportes como um todo – ajudando a FedEx e outras empresas do setor a usar combustível de fontes mais sustentáveis. Para completar, o programa FedEx Express Fuel Sense, uma iniciativa EarthSmart voltada a aumentar a eficiência na operação das aeronaves, identificou dezenas de formas de reduzir o uso de combustível e as emissões de carbono, sem qualquer prejuízo à segurança operacional O Fuel Sense economiza 185,5 milhões de litros de combustível de aviação e evita a liberação de 466.000 toneladas de CO2 a cada ano.

  • Expandiu sua rede de instalações de energia solar. Em outubro de 2012, a FedEx inaugurou a instalação de captação de energia solar no hub da FedEx Express de Newark, NJ. Trata-se da nona instalação para captação de solar nos telhados de uma unidade FedEx – sendo seis nos Estados Unidos e três na Europa. A FedEx já gerou mais de 20 GWh de eletricidade e reduziu as emissões de CO2 em quase 7 mil toneladas desde que construiu sua primeira instalação, em 2005.

Comunidade & Socorro em Situações de Desastres

Em 2012, a FedEx manteve sua longa tradição de apoiar organizações dedicadas a causas como socorro em situações de desastre, segurança de pedestres e sustentabilidade ambiental. As contribuições filantrópicas de todas as áreas da FedEx chegaram a 46 milhões de dólares.

Além disso, mais de 16.500 membros da equipe participaram de uma grande variedade de projetos de serviços comunitários ao longo do ano, ajudando a FedEx tornar suas comunidades locais melhores lugares para se viver, trabalhar e brincar.

A cada ano, a empresa reserva espaço em suas aeronaves e caminhões e doa até 1,8 mil tonelada de suprimentos e equipamentos para socorro em situações de desastres para organizações como Cruz Vermelha Americana, Direct Relief International, Heart to Heart International e Exército de Salvação. Nos últimos dez anos, a FedEx entregou aproximadamente 22,6 mil toneladas de suprimentos para ajudar vítimas de desastres ao redor do mundo.

Em situações de desastres, a FedEx consegue usar seus ativos e expertise para levar suprimentos de ajuda rapidamente às comunidades necessitadas. Em novembro de 2012, nos dias e semanas após a super tempestade Sandy, a FedEx doou 1,5 milhão de dólares e 1,8 mil tonelada de suprimentos por meio dessas organizações humanitárias. Além disso, a FedEx enviou 23 mil de refeições e 17 cabines de votação após a tempestade.

Além dos amplos recursos da rede global de transporte da FedEx, a empresa trabalha com a United Way para patrocinar sua campanha anual de contribuição. Como parte deste programa, a FedEx oferece aos membros da equipe dos EUA a oportunidade de participar de uma campanha de contribuição, que está atualmente em seu 37º ano. A campanha da United Way começa com a FedEx Cares Week, oferecendo oportunidades de voluntariado para os membros da equipe ao redor do mundo para compartilhar seu tempo e talento com as organizações locais, nacionais e internacionais. Este ano, a FedEx Cares Week atraiu cerca de 6 mil participantes, um aumento de 36% na participação do ano anterior, que doou 34 mil horas de voluntariado em 72 cidades do mundo.

Individualmente, os eventos anuais Safe Kids Walk This Way ensinaram às crianças como andar a pé com segurança, atraindo mais de um milhão de estudantes e participantes nas comunidades e quase 1.500 voluntários FedEx, em 502 cidades. Em agosto de 2012, a Safe Kids e a FedEx, lançaram um estudo: Walking Safely, A Report to the Nation (Caminhando com segurança, um relatório para a nação, em tradução livre), que examinou tendências referentes a ferimentos e mortes de pedestres infantis nos Estados Unidos, reunidas ao longo de 15 anos.

Para mais informações sobre as conquistas aqui mencionadas e outros exemplos que demonstram o compromisso da FedEx de ser uma cidadã corporativa responsável, consulte a versão on-line em inglês do Relatório de Cidadania Global 2012 da FedEx no csr.fedex.com.