Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express Transporta a Cápsula Fênix que ajudou no Resgate dos Mineiros Chilenos até o Smithsonian

fenix-capsule-image.jpg

São Paulo, 15 de agosto de 2011 — Cerca de quatro metros de comprimento e meio metro de largura: é a medida da cápsula “Fênix” usada no resgate dos 33 mineiros que, há um ano, ficaram presos por quase dez semanas a 700 metros de profundidade na Mina São José, situada nas proximidades da cidade chilena de Copiapó. A CODELCO, Chilean Copper Corporation, e o Ministério de Minas do Chile, escolheram a FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp(NYSE: FDX), e uma das maiores empresas de transporte expresso do mundo, para ser a transportadora oficial da cápsula.

A “Fênix”, que ajudou a salvar a vida dos mineiros, está em excursão fora do Chile. Seu endereço mais recente é o Museu Nacional de História Natural Smithsonian, em Washington, D.C., nos Estados Unidos, onde é a estrela de uma mostra Intitulada “Against All Odds”, aberta ao público no dia 5 de agosto de 2011.

Recentemente, a FedEx transportou a cápsula para Toronto e Ottawa, no Canadá, e depois para Bochum, na Alemanha, antes de entregá-la ao Smithsonian. Após o término da mostra no Smithsonian, a cápsula de resgate e outros materiais da Mina São José serão levados de volta a Santiago, no Chile, pela FedEx Express. Além de fazer o transporte propriamente dito, a FedEx Express, através de seu Laboratório de Embalagens, projetou um container especial para proteger a cápsula, que pesa cerca de 360 quilos.

“A FedEx já teve a honra de transportar algumas das cargas mais preciosas do mundo; agora, temos o prazer e o privilégio de transportar a cápsula Fênix. Sabemos o quanto a cápsula Fênix é valiosa para o Chile e o mundo, e estamos orgulhosos em transportar esse símbolo de esperança. Para a FedEx, a cápsula simboliza os valores que defendemos em nosso dia-a-dia — a importância do trabalho em equipe”, diz Juan Cento, presidente da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express.

“O resgate dos mineiros por meio da cápsula Fênix trouxe um enorme alívio para a população chilena. Mas não foram apenas os mineiros de outras partes do mundo que demonstraram sua solidariedade com os colegas de profissão presos pelo desabamento — pessoas de todos os países expressaram sua empatia e preocupação com os mineiros e seus familiares,” complementa Arturo Fermandois, embaixador do Chile nos Estados Unidos.

A cápsula Fênix é apenas um dos muitos envios inusitados que a FedEx foi incumbida de transportar nos últimos tempos. Há pouco mais de um ano, a FedEx transportou 25.000 ovos de tartarugas marinhas do Golfo do México para a costa do Atlântico, na Flórida. Outros transportes internacionais inusitados realizados pela FedEx foram um moinho de vento, da Dinamarca, um helicóptero de 5 toneladas e um satélite de comunicação, também de 5 toneladas.

Sobre a FedEx

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$39 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 290.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações visite news.fedex.com.

*Imagem gentilmente cedida pelo Governo do Chile.