Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express transforma operações domésticas com o novo e inovador Centro de Distribuição no México

distribucionfedexnacionalmexico-baixa.jpg

São Paulo, 9 de abril de 2014 – Com um investimento de US$ 48 milhões, a FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, abriu o FedEx Hub Nacional México, no estado do México. Este centro de distribuição com 800 funcionários, peça central das operações domésticas, foi oficialmente aberto ontem, dia 8 de abril, após cerimônia de inauguração presidida por Eruviel Ávila, governador do estado do México, Mike Ducker, COO e presidente da divisão Internacional da FedEx Express, Juan Cento, presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express,e Jorge Torres, presidente da FedEx Express México. O novo hub permitirá reduções no tempo de trânsito, melhores coletas e entregas mais eficientes em todo o país.

O FedEx Hub Nacional México, mais moderno centro de distribuição da FedEx Express na América Latina, tem capacidade para processar 13.500 pacotes por hora – o mais rápido dentre as unidades da FedEx na América Latina. Outros recursos e capacidades pioneiros incluem a primeira sala de controle de seleção e separação de pacotes da América Latina, permitindo que os funcionários visualizem e solucionem rapidamente qualquer questão operacional; um dos maiores call centers no mundo; e um projeto sustentável, reafirmando o comprometimento da FedEx com as metas de responsabilidade ambientais da plataforma global EarthSmart.

O novo centro promove a estratégia de crescimento da FedEx Express no México, uma vez que expande a gama de soluções domésticas e internacionais oferecidas a empresas de todos os portes, a preços competitivos. Embora tenha sido projetado para melhorar a distribuição doméstica, o FedEx Hub Nacional México também acelerará a entrega de pacotes enviados para o México vindo dos Estados Unidos e de outros países e regiões da América Latina e Caribe (LAC). Além disso, a implementação de inovadoras tecnologias logísticas e práticas operacionais fazem dessa unidade de ponta um modelo para futuros centros de distribuição da FedEx.

“A inauguração do FedEx Hub Nacional México é um grande marco para nossa companhia e para as empresas que apoiamos no México e na região LAC. Ele contribui para a conquista de nossa meta de desenvolver equipamentos e infraestrutura que apoiem o crescimento dos negócios em níveis nacional, regional e internacional”, disse Juan N. Cento, presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express.

A FedEx desenvolveu cada aspecto do centro visando tornar mais fácil a realização de envios para qualquer parte do México. Graças à sua localização, ao espaço com cerca de 70.000 m2, às 53 plataformas de carga e descarga, à implementação das mais modernas tecnologias e ao apoio de aproximadamente 800 funcionários, o FedEx Hub Nacional México viabilizará melhorar os tempos de trânsito e ampliar os horários de coleta de pacotes em todo o país.

A construção do novo hub é um investimento de peso da FedEx, que impulsionará as economias das regiões que possuem crescimento estável, como o estado de Guanajuato (que contribui com 3,9% do PIB do país)1, o estado de Queretaro (que contribui com 2% do PIB doméstico)2 e o estado do México que, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI), gera quase 10% do PIB nacional, entre outros.

O investimento da FedEx Express está alinhado com o Programa de Infraestrutura Nacional do governo federal, que visa fazer do México um ponto central para o setor e levar mais vitalidade ao comércio doméstico. O programa busca promover o desenvolvimento regional em todo o país, apostando na conectividade logística para melhorar a produtividade nacional3.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o México ocupa a 68ª posição, em um ranking de 144 países, no Índice de Competitividade em Infraestrutura 2012-2013. Além disso, o Banco Mundial classifica o México na 47ª posição, em um ranking de 155 países, no Índice de Desempenho Logístico 20124. Esses números indicam os desafios que o México enfrenta para desenvolver completamente o seu papel comercial tanto no cenário doméstico como no internacional.

Desde o final de 2013, as empresas mexicanas contam com mais pontos de acesso para o envio de pacotes via FedEx, graças às mais de 800 lojas e ao portal na internet, onde é possível abrir contas e solicitar coletas. Os envios domésticos realizados por meio desses pontos de contato passarão pelo FedEx Hub Nacional México antes de chegar aos seus destinos finais. Como sempre, os clientes poderão acompanhar seus pacotes por meio da página web da FedEx ou aplicativos para celular.

Entre os recursos técnicos do complexo estão:


  1. 70.000 m2 de terreno, dos quais 17.740 são dedicados à área operacional e 7.000 às áreas administrativas, divididas em dois andares;
  2. Sistema automatizado de classificação – único na região – com capacidade para movimentar 13.500 pacotes por hora;
  3. Primeira sala de controle de separação da América Latina;
  4. Economia de energia resultante do uso de equipamentos com baixo consumo de energia;
  5. Economia de água gerada por um sistema hidráulico de baixo consumo de energia;
  6. Tecnologia LED;
  7. Sistema hidráulico com aquecimento solar;
  8. Uma das maiores áreas de treinamento da FedEx Express no México.

Sobre a FedEx Express

A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definido, com garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp.

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 45 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações, visite news.fedex.com.

Fontes:

1- Mapa dos Investimentos Mexicanos, PROMEXICO: http://mim.promexico.gob.mx/Documentos/PDF/mim/FE_GTO_vf.pdf

2- Mapa dos Investimentos Mexicanos, PROMEXICO: http://mim.promexico.gob.mx/Documentos/PDF/mim/FE_QUERETARO_vf.pdf

3 – Programa de investimentos em Infraestrutura e Comunicação 2013-2018: http://www.sct.gob.mx/fileadmin/GITS/PIITC_-_SCT.pdf

4- http://www.sct.gob.mx/fileadmin/GITS/PIITC_-_SCT.pdf

# # #