Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express trabalha com a CUFA para ampliar sua atuação social no Brasil

São Paulo, 2 de junho de 2014 - A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia hoje que trabalhará com a CUFA Central Única das Favelas - para aprimorar a educação entre os jovens, proporcionando melhores oportunidades de aprendizado, empregabilidade e qualidade de vida.

A iniciativa é parte do plano da empresa para expandir os esforços de responsabilidade social no Brasil. Desde a compra do Rapidão Cometa, em 2012, a FedEx vem trabalhando para ampliar e fortalecer sua atuação no País. Além de melhorias em infraestrutura, com a abertura de novos centros de distribuição, implantação de tecnologia de ponta nas operações de transporte e logística e modernização da frota, a empresa também tem direcionado seus investimentos para as áreas de responsabilidades social e ambiental como, por exemplo, através do uso de carros elétricos para entrega de pacotes.

Por meio do projeto com a CUFA, a FedEx está contribuindo para a abertura e a manutenção do Centro Esportivo e Cultural da CUFA (CECC), localizado em Madureira, no Rio de Janeiro. No local, que tem previsão de ser inaugurado no segundo semestre deste ano, serão promovidos eventos esportivos e culturais voltados para moradores de cerca de 280 favelas da cidade.

O primeiro evento será os “Jogos da Rua”, atividade que visa valorizar a diversidade cultural, o estímulo à competição saudável, o trabalho em equipe e a interação das comunidades, fortalecendo a cidadania em um ambiente livre de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua e solidariedade. Os jogos acontecerão em agosto e setembro, no CECC e em centros esportivos de diversas comunidades cariocas, e devem reunir representantes de 32 favelas da cidade que disputarão partidas de Totó, Pião, Dominó, Capoeira, Skate, Sinuca, Peteca, Futebol de Botão, Amarelinha entre outras.

A aliança entre a FedEx e a CUFA também viabilizará a realização de um curso de inglês para estudantes de 14 a 18 anos. Para concorrer a uma vaga, o interessado precisa fazer parte de uma das comunidades inscritas para os “Jogos da Rua” e deve apresentar o boletim escolar de 2013. Serão selecionados os 20 candidatos com melhor desempenho e frequência na escola. O curso terá duração de um ano, com início em agosto de 2014, e será ministrado pelo IBEU – Instituto Brasil-Estados Unidos, com apoio do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro e patrocínio exclusivo da FedEx.

Para Guilherme Gatti, diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, o trabalho com a CUFA é uma forma de expressar o compromisso da empresa com o Brasil. “A qualificação das pessoas e a formação adequada por meio da educação e do esporte é comprovadamente a melhor maneira de promover o avanço social de um país”, explica o executivo.

Celso Athayde, fundador da CUFA, conta que o Centro Esportivo e Cultural da CUFA é a concretização de um projeto de vida. “Visamos desenvolver a integração entre as pessoas que moram nas favelas, juntá-las para que possam conviver entre elas e, a partir daí, oferecermos uma série de caminhos e alternativas, não apenas no esporte, mas também com cursos e outras atividades”, diz.

No Brasil, a FedEx já promove outros projetos de responsabilidade social como a FedEx Cares Week, ação global que visa ajudar as comunidades onde a empresa atua e estimular o trabalho voluntário por parte de seus funcionários. Também apoia as ONGs Safe Kids, Junior Achievement, Embarq e Make a Wish.

Serviço:

Inscrições: de 02 de junho a 15 de julho de 2014 pelo site http://jogosdarua.com.br.

Pré-requisitos: o interessado deve ter entre 14 e 18 anos, fazer parte de uma das 32 favelas inscritas nos Jogos da Rua, apresentar o boletim e índice de frequência escolar referente ao período de 2013.

Início do curso: 09 de agosto de 2014

Sobre a Cufa

A CUFA – Central Única das Favelas – é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Agindo como um polo de produção cultural desde 1999, por meio de parcerias, apoios e patrocínios, a CUFA forma e informa os cidadãos do Rio de Janeiro e dos outros 25 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Dentre as atividades desenvolvidas pela CUFA, há cursos e oficinas de DJ; Break, Grafite, Escolinha de Basquete de Rua, Skate, Informática, Gastronomia, Audiovisual e muitas outras. São diversas ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania, com mão-de-obra própria.

Sobre a FedEx Express

A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definidos e garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp.

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 45 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações, visite news.fedex.com .