Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express lança a primeira série de workshops de Inglês para Negócios voltados para mulheres na América Latina

São Paulo, 25 de junho de 2013 — A divisão América Latina e Caribe (LAC) da FedEx Express, uma subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX), está realizando uma série de workshops intitulada “Mastering the Language of Business” ou Dominando o Idioma dos Negócios. A série é a próxima etapa de sua iniciativa latino-americana de fornecer às empresárias da região as ferramentas de que elas precisam para serem bem sucedidas profissionalmente.

A série “Mastering the Language of Business” foi lançada no mês passado, com workshops práticos para mais de 50 empreendedoras e executivas da Cidade do México e de São Paulo. A série continua este mês na Cidade do México, onde a segunda sessão será realizada em parceria com a WEConnect International, uma organização sem fins lucrativos que ajuda a construir comunidades sustentáveis, preparando proprietárias de empresas para vencer no mercado local e global. A FedEx promoverá workshops em vários mercados latino-americanos este ano, buscando atingir mais mulheres de negócios.

A série de workshops foi criada em resposta às conclusões de um estudo de 2011, patrocinado pela FedEx Express LAC, que mostrou que as empresárias de pequenos negócios da região sentiam falta de acesso às ferramentas práticas de que precisavam para vencer nos negócios. Um dos pontos que as pesquisadas mais desejavam melhorar era a capacidade de se comunicarem em inglês ao fazerem negócios.

“Os líderes empresariais de hoje precisam conhecer bem o inglês, visto que ele é o idioma mais usado nas transações de negócios ao redor do mundo”, diz D.J. Miller, vice-presidente de marketing da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express. “O bom conhecimento do idioma pode ajudar o empresariado feminino a fazer negociações internacionais, a formar parcerias interculturais e relacionamentos com fornecedores estrangeiros, e a ter acesso aos mercados globais em que querem operar.”

“Depois deste curso, eu me sinto mais segura para fazer apresentações em inglês”, diz Rosana Yasue Narazaki, que participou do workshop em São Paulo, no mês passado. “Este workshop é imperdível”.

Lorena Pérez Izquierdo, que participou do workshop de maio na Cidade do México, complementa: “eu aproveitei bastante o workshop e acredito que me ajudará muito no meu negócio”.

A série de workshops “Mastering the Language of Business” faz parte de uma iniciativa maior da FedEx Express em toda a América Latina. A iniciativa busca treinar e capacitar mulheres, proprietárias de mais de 40% das empresas da região1. Nos últimos dois anos, a FedEx Express LAC realizou seminários para empresárias da América Latina, abordando tópicos como exportação, práticas de RH, tecnologia e inovação em marketing. Os workshops já atingiram quase 200 empresárias até o momento.

A FedEx Express LAC também trabalha para promover o diálogo entre os setores público e privado, engajando líderes empresariais, do terceiro setor e do governo em discussões sobre o nível de escolaridade das proprietárias de empresas e empreendedoras da região, e sua contribuição para o aumento do crescimento econômico. Estudos mostraram a existência de uma correlação positiva entre a maior presença feminina no mundo dos negócios e o desenvolvimento econômico sustentável2.

O workshop “Mastering the Language of Business”, desenvolvido em parceria com a Primera Languages for Business, LLC, empresa do setor de ensino de idiomas e cultura em um contexto de negócios, foi criado para simular cenários reais de negócios, culminando com as participantes fazendo uma apresentação em inglês sobre suas respectivas empresas.

1 –Fonte: 2010 Enterprise Surveys, Banco Mundial

2 –Fonte: Gender and Sustainable Development, OECD 2008