Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express inaugura três instalações para transporte e logística no Brasil

A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e a maior empresa de transporte expresso do mundo, está expandindo sua infraestrutura de logística integrada e para otimizar suas rotas no Brasil. Os novos investimentos são decorrência do processo de integração com o Rapidão Cometa e têm por objetivo atender às crescentes necessidades logísticas das empresas brasileiras.

Até o começo do segundo semestre deste ano, será finalizada a abertura de três novas e modernas instalações, estrategicamente localizadas para aproveitar o aumento da demanda nas regiões Nordeste e Sudeste do país, e fortalecer a capacidade da companhia, que já conecta 95% do PIB brasileiro.

Uma das instalações fica na região metropolitana do Recife e a outra, em Guarulhos, São Paulo. Para completar o investimento, há ainda uma nova estação de entrega e coleta no bairro de Santo Amaro, na capital paulista. A unidade está operando desde o início de março, ajudando a melhorar a entrega de encomendas nessa área urbana.

Juntas, as instalações terão uma área construída de mais de 50 mil metros quadrados e ampliarão em quase 7% a atual capacidade da empresa no país, que passa a ser de aproximadamente 720 mil metros quadrados.

Inauguração em Pernambuco

A abertura do novo Centro Regional de Distribuição em Pernambuco consolida a FedEx como líder no fornecimento de serviços de transporte e logística. Com 30 mil metros quadrados e 25 mil posições-palete, a unidade está localizada no terminal multimodal do Cone, em Cabo de Santo Agostinho (PE). O novo espaço beneficiará os clientes ao reunir, no mesmo local, os serviços de logística e transporte de que eles precisam para expandir seu negócio.

A localização do novo centro de distribuição permite que a empresa atue em vários segmentos de mercado e faz dele uma base logística importante para a companhia na região Nordeste. Nessa unidade serão oferecidos, principalmente, serviços ligados à cadeia de suprimento, como armazenamento, picking (separação e preparação de pedidos), packing (embalagem de pedidos) e gestão de estoques, entre outros. O centro possibilitará a expansão das operações e desafogará a operação de transporte do centro de distribuição da Muribeca.

“Com o novo centro, ofereceremos uma série de benefícios para nossos clientes, que contarão com maiores capacidades de logística e transporte, uma equipe especializada e mais rapidez no picking e no envio de mercadorias. Além disso, a proximidade com o Porto de Suape e o Aeroporto Internacional dos Guararapes facilitará o embarque de pacotes”, diz Mike Murkowski, vice-presidente sênior de operações para a América do Sul.

O centro de distribuição de Cabo de Santo Agostinho acompanha o crescimento de Pernambuco, uma região importante que tem chamado a atenção de investidores nos últimos anos. Seu porto fica mais próximo dos Estados Unidos e da Europa. Além disso, Recife, a capital de Pernambuco, sedia várias empresas em expansão e start-ups, além de um parque científico, e tem muito potencial para gerar mais comércio em âmbitos doméstico e internacional. “Pernambuco tem uma economia extremamente dinâmica e um intenso mercado comercial. O crescimento de seu produto interno bruto (PIB) vem superando a média nacional há anos, aumentando a importância da região para a FedEx e o Rapidão Cometa. A consolidação do Complexo Industrial e Portuário de Suape, área que influencia todo o estado e conta com mais de 100 empresas, que juntas geram mais de 25 mil empregos diretos, também foi determinante para a escolha do local”, diz Américo Pereira Filho, presidente da FedEx Express Brasil.

A abertura dessa unidade ajudará os clientes da FedEx a maximizarem suas vendas, pois passarão a contar com mais espaço para armazenar seus produtos e com serviço profissional de embalagem, picking e entrega – tudo reunido em um só local.

Investimentos em São Paulo

A empresa abrirá um Centro Regional de Distribuição em Guarulhos, onde já conta com uma unidade. A nova instalação ocupará uma área de 19 mil metros quadrados e contará com 13 mil posições-palete, rampas de empilhadeiras, área de manobra para caminhões, bolsão de espera, entrada exclusiva para veículos leves e vários outros benefícios. Esse centro, a exemplo do localizado no Cone, oferecerá serviços de logística, segmento de negócio que vem crescendo no Brasil nos últimos anos.

Já a nova unidade em Santo Amaro está melhorando a distribuição de rotas e aumentando a eficiência na coleta e na entrega na zona sul de São Paulo e no ABC Paulista. Anteriormente, todas as encomendas eram levadas para a estação da Lapa e só então eram distribuídas. Com essa transferência, Santo Amaro recebeu 40 rotas. Isso reduziu o tempo de entrega e coleta de pacotes, pois os destinos ficaram mais próximos da nova estação. Graças a essa mudança, a FedEx percorrerá cerca de 950 quilômetros a menos por dia, eliminando quase 87 toneladas de emissões de CO2 anualmente – um volume que equivale à compensação de emissões de gás de efeito estufa de 348 árvores por ano.

“A transferência dessas rotas para Santo Amaro aumenta nossa produtividade, pois diminui consideravelmente o tempo em rota até a entrega. Nossos couriers passarão mais tempo trabalhando em suas rotas, em vez de presos no trânsito. Obviamente, isso melhorará a qualidade de nossos serviços e diminuirá os custos de combustível, além de contribuir para o meio ambiente”, explica Vera Lima, gerente sênior de operações da FedEx Express.