Latin America & Caribbean (Portuguese)

FedEx Express divulga estudo sobre o desempenho competitivo das pequenas e médias empresas exportadoras

2019-memphis-hub-05571.jpg

São Paulo, 18 de agosto de 2020 – A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia os resultados do estudo 'Índice de Competitividade de Exportação durante a Covid-19'. Realizada pela RGX, líder em pesquisa de mercado internacional, a pesquisa mede o desempenho competitivo das pequenas e médias empresas (PMEs) exportadoras das Américas.

O estudo incluiu entrevistas realizadas com 1.200 pequenas e médias empresas exportadoras nos Estados Unidos, América Latina e Caribe, compostas por, no máximo, 150 funcionários. O índice classifica as empresas em uma variedade de indicadores-chave, como a diversificação e a complexidade dos mercados que atendem, a capacidade de oferecer soluções logísticas e de financiamento, o nível de apoio aos compradores internacionais, e se elas têm uma presença digital que lhes permita realizar transações ou receber pedidos online. Estes quesitos são fundamentais para que as empresas possam competir com sucesso em um ecossistema internacional, particularmente em tempos de crise.

“As pequenas e médias empresas sempre foram um elemento fundamental para impulsionar a economia e o crescimento do comércio internacional”, afirma Juan N. Cento, Presidente Regional da FedEx Express para a América Latina e o Caribe. “Nos engajamos neste estudo para compreender melhor os desafios que as PMEs exportadoras estão enfrentando em nossa região, ajudá-las a entender algumas das áreas que podem priorizar e oferecer a elas as ferramentas para impulsionar seu crescimento futuro”.

A importância da diversificação de mercados que as pequenas empresas atendem e sua capacidade de oferecer soluções robustas online tornaram-se evidentes durante a atual crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19. Neste sentido, as conclusões do estudo mostram que existe uma lacuna no comércio eletrônico transfronteiriço nas Américas:


  • 46% das PMEs entrevistadas têm um website que inclui informações sobre seus produtos e serviços; no entanto, não podem receber pedidos online;
  • Apenas 31% das PMEs entrevistadas possuem atualmente um website corporativo,
  • Devido à falta de presença na web, 77% dos entrevistados não podem atualmente gerar transações de comércio eletrônico através de seu próprio website;
  • 23% utilizam plataformas B2B para vender seus produtos, mas 48% não utilizam a Internet para iniciativas de marketing.

Outro fator que influencia significativamente a competitividade de uma empresa exportadora é a capacidade de oferecer soluções logísticas, isto é, enviar a encomenda ao país de origem da demanda e entregar o produto ao consumidor final. O estudo revela que 14 das 15 PMEs pesquisadas – aquelas que obtiveram mais de 80 em um total de 100 pontos – contam com serviços de transporte. Este resultado ressalta a importância da logística como um componente-chave do serviço prestado.

As opções de financiamento também foram um fator importante mencionado pelos clientes que buscam uma empresa exportadora. Nesta categoria, as PMEs do Brasil, Guatemala e República Dominicana demonstraram uma maior capacidade de financiamento. Atualmente, 44 de cada 100 empresas entrevistadas não concedem financiamento a seus clientes internacionais, o que pode estar limitando suas oportunidades de crescimento.

Ao analisar 10 indicadores-chave, o estudo conclui que apenas 15, ou 1%, de todas as 1200 empresas entrevistadas, se mostraram capazes de competir em escala global.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pela RGX, empresa líder no segmento de PMEs e gestão transfronteiriça, e inclui resultados de entrevistas telefônicas com 1.200 pequenas e médias empresas exportadoras (PMEs) com até 150 funcionários nos Estados Unidos, América Latina e Caribe, em 12 países (100 por país) pertencentes a 5 indústrias relevantes em cada país (Manufatura Industrial, Saúde, Têxtil e Vestuário, Automotivo e Perecíveis). As entrevistas foram realizadas entre os meses de novembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Embora os dados tenham sido coletados antes do COVID-19 impactar totalmente a região, os resultados são relevantes, pois medem a competitividade das exportações e mostram os diferentes desafios enfrentados pelas PMEs exportadoras na América, mesmo antes do COVID- 19. Os resultados deste estudo ajudam as empresas a melhorar seu desempenho e conquistar vendas internacionais, apesar da recessão global.

Para as conclusões completas do estudo da RGX, visite:

www.rgxonline.com/ice2020portugues

Sobre a FedEx Express

A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo uma ampla gama de serviços de entrega para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para fazer a entrega de remessas urgentes com data e horário definidos e com garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp.

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) oferece a clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e serviços de negócios. Com receitas anuais de US$ 69 bilhões, a empresa oferece soluções integradas de negócio por meio de empresas operadoras que competem coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das empregadoras mais admiradas e confiáveis do mundo, a FedEx inspira seus mais de 500.000 funcionários a permanecerem focados na segurança, no mais alto padrão ético e profissional, e nas necessidades dos clientes e das comunidades. Para saber mais sobre como a FedEx conecta pessoas e possibilidades ao redor no mundo, por favor visite: about.fedex.com.

Assessoria de Imprensa - Burson Cohn & Wolfe

Natalia Baggio – natalia.baggio@bcw-global.com; 11 9.9335.1865

Murilo Trevisan – murilo.trevisan@bcw-global.com; 16 99318.7070