Latin America & Caribbean

FedEx converte 825 quilos de uniformes em cobertores e transforma passivo ambiental em um ativo social

Iniciativa arrecadou 2.676 peças e envolveu 17 filiais da companhia no Brasil

fedex-express-plane-taking-off-compressed-master-cl9958.jpg

SAO PAULO, Junho, 2015 — A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, implementou um programa de logística reversa e reciclagem de uniformes de seus funcionários e, com o suporte de uma cooperativa, produziu 825 cobertores, que serão destinados para doação.

“Foram arrecadadas 2.676 peças em 17 filiais da empresa no Brasil, totalizando 825 Kg de tecido. A Retalhar, negócio social especializado em logística reversa de uniformes, realizou a higienização das peças, e monitorou o trabalho desenvolvido pela cooperativa Amigas Arteiras, iniciativa da Liga Solidária localizada na comunidade Jardim Educandário, em São Paulo. Seis mulheres adequaram os uniformes para a posterior transformação destes em cobertores populares”, afirma Guilherme Gatti, diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express.

Todo o processo teve duração de cerca de dois meses e a estimativa é que a reciclagem dos uniformes tenha evitado a emissão de 1,24 tonelada de CO2e no meio ambiente, de acordo com dados do relatório do projeto feito pela Retalhar.

“Assim como fizemos a introdução de veículos elétricos em nossas frotas, em 2013, queremos inspirar nossos funcionários e outras organizações a desenvolverem ações inovadoras e práticas sustentáveis facilmente replicáveis. É a primeira vez que fazemos um programa de reciclagem de uniformes e, agora, o resultado poderá beneficiar comunidades carentes nas regiões em que temos atuação”, conta Guilherme Gatti.

Entre as instituições beneficiadas está a Rede Rua, associação que dá suporte e atendimento a moradores de rua na capital paulista e a ONG Amigos do Bem, que promove desenvolvimento local e inclusão social no sertão Nordestino, combatendo a fome e a miséria por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis.

Para realizar a entrega das peças, funcionários da FedEx vão visitar o albergue mantido pela associação na região de Santo Amaro, e conversar com os hóspedes, explicando o processo utilizado para a produção dos cobertores.

“Será uma troca muito interessante, porque várias pessoas que atendemos estão envolvidas com reciclagem. Além disso, cada um que receber o cobertor sentirá seu trabalho prestigiado, porque também contribui para redução da degradação ambiental ao dar destino adequado a materiais que seriam descartados em aterros ou por meio da incineração”, afirma Maria Nazareth Cupertino, coordenadora da Rede Rua.

Sobre a FedEx Express

A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definido, com garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp.

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 47 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 325.000 funcionários a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações, visite news.fedex.com.