Latin America & Caribbean (Portuguese)

Estudo Conclui que Trabalhadores da América Latina Não Possuem Habilidades Críticas para o Século 21

rio-2.jpg

São Paulo, 21 de outubro de 2009 – Os empregadores da América Latina acreditam que os trabalhadores da região não possuem as habilidades necessárias para atuar no mercado global e competitivo de hoje, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da FedEx Express e da Dell Inc. A pesquisa Habilidades para competir: depois da educação secundária e a sustentabilidade empresarial na América Latina revela que alunos se formando na faculdade e ingressando no mercado de trabalho frequentemente não possuem habilidades interpessoais, um fato que pode prejudicar suas chances para sucesso e a sustentabilidade de empresas da região.

“A colaboração e as parcerias entre o setor público e privado são fatores críticos para melhorar a qualidade da educação e a competitividade geral da força de trabalho da América Latina,” disse Juan N. Cento, Presidente da Divisão de América Latina e o Caribe da FedEx Express.A FedEx solicitou essa pesquisa para levar adiante o debate sobre a importância de um trabalho colaborativo, globalizado e conectado entre as instituições educacionais e o setor privado.”

“Para competir em uma força de trabalho global, latino-americanos devem desenvolver habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas, além de conhecimentos tradicionais, como ciências e matemática”, diz Raymundo Peixoto, Diretor Geral da Dell Brasil. “Sentimo-nos orgulhosos por ajudar a desenvolver essas qualidades por meio de parcerias com sistemas de educação na América Latina, e por criar tecnologias acessíveis para as salas deaula, o que melhora o desempenho e aprendizagem dos alunos”.


A pesquisa também revelou que:


  • 97% dos pesquisados disseram que a globalização aumentou a necessidade por habilidades interpessoais.

De acordo com a pesquisa, habilidades que incluem o pensamento crítico (76%), resolução de problemas (73%) e habilidades para a vida cotidiana (72%) são ainda mais importantes no trabalho. Entretanto, as “habilidades específicas” como múltiplos idiomas, proficiência em tecnologia e ciências, engenharia e matemática ainda foram selecionadas como áreas que serão importantes em cinco anos – especialmente para pequenas empresas.


  • Ao ajudar a melhorar as qualificações do estudante, as grandes empresas se concentram mais em buscar melhorias dentro das instituições de ensino, enquanto as pequenas empresas buscam levar os alunos para o mercado por meio de estágios e programas que integrem o estudo e o trabalho.

Os alunos na América Latina passam menos tempo na escola se comparados a seus pares em outros países, e a produtividade dos trabalhadores regionais está abaixo dos níveis asiáticos, de acordo com a pesquisa do Economist Intelligence Unit, de 2008*.


O desafio que a região enfrenta para atender às demandas do novo ambiente de negócios global reside no treinamento das pessoas em habilidades técnicas (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e interpessoais (pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades para a vida). Os executivos na América Latina reconhecem a importância de uma força de trabalho educada para a competitividade empresarial e concordam que o setor privado desempenha um papel importante na preparação de alunos.

Muitas empresas começaram a enfrentar essas lacunas. A FedEx tem trabalhado em várias áreas para ajudar as comunidades servidas por ela nesse desafio.

Por exemplo, a FedEx trabalha com entidades globais como o Junior Achievement, uma organização que oferece educação para alunos na área de preparação para o trabalho, empreendedorismo e educação financeira. A parceira com o Junior Achievement cria uma oportunidade para a FedEx envolver funcionários que podem compartilhar sua experiência na gestão da cadeia de oferta e no comércio, preparando os alunos de hoje para a força de trabalho de amanhã, e apoiando os empreendedores do futuro.

Um maior volume de parcerias público-privadas pode ajudar a mudar o conteúdo educacional e capacitar pequenas e médias empresas e empresários na América Latina. Para atender às PMEs da região, a FedEx criou o FedEx PyMEx, um programa de consultoria e treinamento para empresas com pouca ou nenhuma experiência em exportações e que querem aumentar sua capacidade de exportação. O PyMEx oferece novas escolhas nesse segmento, e as empresas conseguem ser mais competitivas no mercado global.

Como um dos principais motores econômicos nos mercados latino-americanos, as PMEs estão bem posicionadas para ajudar a reforçar a competitividade da região na nova economia global. Além do FedEx PyMEx, a empresa continua oferecendo sessões educacionais para empreendedores por meio de organizações como a Endeavor, em São Paulo, durante a Semana de Empreendedorismo, e o Conselho Empresarial Mexicano para o Comércio Internacional (COMCE).

Além disso, o compromisso da Dell de munir os estudantes brasileiros com habilidades para competir no mercado de trabalho começa nas salas de aula da escola primária, para a qual a empresa desenvolve soluções tecnológicas e parcerias com o objetivo de abrir, a cada criança, uma janela para o mundo. Essas tecnologias incluem lousas interativas, laptops projetados exclusivamente para estudantes e professores, e softwares com conteúdos específicos para os alunos e também para treinamento dos professores.

No nível universitário, a Dell desenvolve tecnologias que apoiam o modo como os estudantes brasileiros aprendem hoje: de forma contínua e colaborativa, tanto dentro como fora do campus. Essa abordagem ainda ajuda as instituições acadêmicas do País a atrair os mais brilhantes e melhores professores e alunos, e a Dell recruta ativamente esses graduados para dar suporte ao desenvolvimento de seus negócios no Brasil.

O objetivo maior da Dell é permitir que os alunos de hoje - da escola primária até o nível superior – tenham as habilidades do século XXI e estejam preparados para competir em uma economia e força de trabalho globais. Para isso, a empresa ainda estimula os empresários a buscarem formas inovadoras de crescer por meio de iniciativas como o Prêmio de Excelência em Tecnologia, que reconhece pequenas empresas que usam a TI de forma criativa para melhor atender seus clientes.

Para fazer o download do estudo acesse www.experience.fedex.com.

* Estudo EIU de 2008:Em busca de sustentabilidade empresarial: e educação na América Latina e o papel do setor privado.