Latin America & Caribbean (Portuguese)

Entrega especial: a FedEx Express transportará pandas gigantes para o Zoológico de Toronto

er-shun-eats-bamboo-email.jpg

Conhecida por entregar, em segurança, cargas preciosas de todos os tipos, a FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) empreenderá um novo desafio no segundo trimestre do ano, quando doará sua expertise logística e o transporte aéreo e terrestre de dois pandas gigantes da China até seu novo lar em Toronto, no Canadá.

A FedEx Express transportará Er Shun, uma fêmea panda de cinco anos, e Da Mao, um macho de quatro anos, em um voo fretado e exclusivo, especialmente batizado de “FedEx Panda Express”. Especialistas no cuidado de animais, da China e do Canadá, receberam autorização especial para viajar na aeronave e acompanhar os pandas gigantes, garantindo assim a segurança e o conforto da dupla. Os pandas devem chegar ao Canadá no segundo trimestre de 2013, porém a data da entrega ainda depende de aprovação oficial.

“A FedEx Express se sente honrada em usar sua experiência em logística para transportar essa carga preciosa”, diz Juan N. Cento, presidente regional da FedEx Express, divisão da América Latina e Caribe. Esse tipo de oportunidade nos permite consolidar o papel da FedEx como cidadã global, conectada ao mundo através da nossa rede única e área de especialização”.

Como resultado de um acordo de preservação assinado pelo Canadá e pela China, Er Shun e Da Mao passarão cinco anos no Zoológico de Toronto, seguidos de outros cinco anos no Zoológico de Calgary. O acordo marca o primeiro empréstimo, em vinte anos, de pandas gigantes a um zoológico canadense, e permite que os dois zoológicos contribuam para os esforços internacionais de preservação da espécie. Segundo estimativas dos conservacionistas, apenas um pouco mais de 2 mil pandas vivem livremente na natureza.

“O Zoológico de Toronto tem orgulho de ser parceiro de uma companhia global que já participou de outros esforços internacionais de preservação dessa importante espécie”, afirma John Tracogna, CEO do Zoológico de Toronto. “Essa é uma colaboração estratégica, que continuará ganhando força e crescendo nos próximos cinco anos, durante a estada dos pandas gigantes no Zoológico de Toronto”.

Além disso, a FedEx está colaborando com o Zoológico de Memphis para garantir que os pandas recebam os alimentos necessários para uma dieta saudável e farta. Bambus colhidos localmente pelo Zoológico de Memphis para alimentar seus próprios pandas gigantes, Ya Ya e Le Le, serão entregues pela FedEx Express ao Zoológico de Toronto de duas a três vezes por semana. O Zoológico de Memphis enviará várias espécies de bambu para descobrir a preferência alimentar de Er Shun e Da Mao. Segundo especialistas, um panda adulto come, em média, 46 quilos de bambu por dia, o que exige entregas frequentes.

Os cientistas do Zoológico de Memphis cortarão, em média, 318 quilos de bambu a cada envio, a maioria vinda da plantação de bambu de 10 acres do Agricenter International, em Memphis, e refrigerarão os talos imediatamente, para mantê-los frescos. A FedEx coletará esse bambu e o transportará de avião até Toronto, em compartimentos refrigerados, sem qualquer custo.

“Além de termos um programa de pandas bem-sucedido no Zoológico de Memphis, também temos bambu em abundância, graças ao nosso clima mais quente”, comenta o Dr. Chuck Brady, presidente e CEO do Zoológico de Memphis. “Ao doarmos nossa expertise e recursos, com a ajuda da FedEx, reforçamos a força de nossas parcerias com novos zoológicos e ajudamos a promover a pesquisa voltada à proteção e à reprodução desses animais ameaçados”.

Histórico do “FedEx Panda Express”

O futuro envio de pandas marca o sexto voo do “FedEx Panda Express”. As entregas anteriores de pandas gigantes aconteceram:

  • da China para Paris, na França (2012);
  • da China para Edimburgo, na Escócia (2011);
  • de Washington, D.C., e Atlanta para a China (2010);
  • da China para Memphis, no Tennessee (2003);
  • da China para Washington, D.C. (2000).

Para mais detalhes nos próximos transportes da “FedEx Panda Express” e para conhecer os transportes anteriores, visite http://blog.van.fedex.com/panda-express.

Sobre o Zoológico de Memphis

Localizado em Midtown Memphis, no Tennessee, o Zoológico de Memphis abriga mais de 3.500 animais, de mais de 500 espécies. Fundado em abril de 1906, o zoológico é um dos principais inquilinos do Overton Park há mais de 100 anos.

Sobre o Zoológico de Toronto

O Zoológico de Toronto é considerado o zoológico de primeira classe do Canadá e o líder em preservação animal e proteção ao meio ambiente. Mais do que uma atração turística, o Zoológico de Toronto conta com um número de programas líderes em ajuda aos animais e seus habitats naturais – desde reintrodução das espécies até pesquisas de reprodução. Visto como um centro educacional especializado para pessoas de todas as idades, o Zoológico de Toronto está aberto todos os dias, exceto no Natal, e atrai aproximadamente 1,3 milhão de visitantes por ano.