A FedEx, maior empresa de transporte expresso do mundo, participa da feira Zero Grau, que acontece de 21 a 23 de novembro, no Serra Park, em Gramado/RS. O evento antecipa as novidades do segmento de calçados e acessórios para o outono-inverno e reúne importantes empresas do setor e de sua cadeia de suprimentos. Como patrocinadora, a FedEx terá um estande na área de Importadores, projeto de incentivo às exportações de produtos brasileiros. Além disso, Gabriel Kayser, diretor de Experiência do Cliente da companhia, dará uma palestra sobre como uma logística eficiente pode colaborar com o sucesso da indústria calçadista.
A FedEx possui infraestrutura e serviços de transportes nacional e internacional e de logística para atender às necessidades de pequenos, médios e grandes fabricantes de calçados de todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, estado que se destaca como um polo produtor, a FedEx emprega mais de 600 pessoas em cinco filiais e um hub. O setor calçadista representa 45% do volume movimentado pela companhia no Estado.
Presente no Brasil há mais de 30 anos, a FedEx tem feito constantes investimentos em sua operação local, especialmente na última década com a aquisição de duas empresas e ampliação de serviços. Além do transporte internacional aéreo para todos os continentes e rodoviário para Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, a companhia oferece serviços de envios domésticos e de logística. A empresa cobre cerca de 5.300 cidades brasileiras, por meio de suas quase 100 filiais - 40 delas também são centros logísticos -, e conecta o país com mais de 220 países e territórios.
“Temos uma longa história de apoio à indústria calçadista e seguimos investindo para entregar o melhor serviço aos nossos clientes. Durante o evento, teremos um time dedicado à disposição dos visitantes para apresentar nossa capacidade operacional, portfólio e ampla cobertura geográfica que podem ajudar a alavancar negócios, independentemente de seu tamanho e localização”, afirma Kayser.
Exportação
O Brasil é um grande exportador de calçados. Segundo a Abicalçados, nos primeiros nove meses de 2022, as vendas internacionais registraram aumento de mais de 25% em volume e superior a 60% em receita na comparação com o mesmo período de 2021. Os EUA foram o principal destino das exportações.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é a principal base de importação e exportação da empresa no Brasil. Sua área de armazenagem conta com cerca de 10 mil m², o maior espaço operacional de carga do aeroporto. Semanalmente, são realizados seis voos de ida e volta para o hub global da companhia localizado em Memphis (EUA).
Além de operar com aviões próprios e tempo de trânsito para atender necessidades urgentes ou econômicas, a empresa oferece transporte direto ao destino com outras companhias aéreas. Atualmente, disponibiliza 19 saídas semanais para a Europa, Estados Unidos, Peru, Colômbia, Equador e México. Em novembro, Dubai (Emirados Árabes Unidos) será adicionado à lista de destinos e, em dezembro, Santiago (Chile).
Já para o serviço de transporte rodoviário internacional a países da América do Sul, a empresa conta com cerca de 200 veículos próprios, tempo de trânsito competitivo e saídas regulares.
E-commerce e logística
O crescimento do e-commerce tem sido uma oportunidade para as pequenas e médias empresas exportarem, principalmente por meio de sites multimarcas e redes sociais.
A FedEx tem experiência e equipe especializada para apoiar seus clientes em todo o processo de exportação, desde documentação, desembaraço aduaneiro até entrega porta a porta, como visibilidade e rastreabilidade online.
Para a logística nacional, a empresa oferece armazenagem e distribuição para os segmentos B2B, B2C e e-commerce. Sua capilaridade geográfica beneficia as empresas que precisam ter seus estoques perto do varejo para uma distribuição rápida e segura.
Recentemente, a companhia fez dois investimentos significativos para impulsionar seus serviços de e-commerce: abertura de um centro logístico em Serra (ES), que se tornou o segundo maior da empresa na América Latina, com mais de 40 mil m², e a instalação de um sorter automatizado (separação) na unidade de Cajamar/SP, o maior centro de logística da companhia na América Latina. O equipamento tem capacidade para processar cerca de 3 mil pedidos por hora.
PMEs
A FedEx possui o compromisso de investir para ajudar as PMEs a desenvolverem seus negócios. As pequenas empresas representaram 88% da cadeia de suprimentos global da companhia, no ano fiscal 22 (junho/2021 a maio/2022). A companhia também oferece apoio por meio de programas de incentivo e treinamentos realizados em países da Europa, América do Norte e América Latina, incluindo o Brasil.
Entre essas iniciativas está o Programa Fedex para Micro e Pequenas Empresas. A edição brasileira de 2022 premiou, em primeiro lugar, a calçadista paranaense Luft Shoes. Na segunda e terceira posições ficaram a mineira Olga Store e a gaúcha AnKur Embalagens Compostáveis, respectivamente.
Sustentabilidade
A FedEx se posiciona para apoiar e alavancar estratégias que atendam às demandas atuais de cada negócio. A empresa possui metas de operações neutras em carbono até 2040 por meio da eletrificação de veículos, energia sustentável e sequestro de carbono, além do investimento no Centro Yale de Captura de Carbono Natural.
FedEx Brasil
- 1 aeronave B767-300
- 6 voos semanais MEM -VCP- MEM
- Frota terrestre: 900 veículos
- Cerca de 11 mil funcionários
- Aproximadamente 5.300 localidades atendidas
- Cerca de 100 filiais
- 9 hubs domésticos
- 1 gateway aéreo internacional (Campinas- SP)
- Mais de 300 centros de envio (FASC)
Serviço - Feira Zero Grau
21, 22 e 23 de novembro
Das 9h às 19h – quarta-feira até às 17h
Serra Park - Gramado, Rio Grande do Sul
Credenciamento: https://merkator.bcseventos.inf.br/visitantes/formularios.php?id_edicao=149